spot_img
sábado, janeiro 28, 2023

Tecnologia brasileira atravessa o Atlântico e chega às escolas da África do Sul

Date:

Uma tecnologia brasileira de última geração atravessou o Atlântico e aportou nas escolas da África do Sul. Inspirado no modelo de ensino à distância da IP.TV School adotado no Estado do Amazonas, o projeto vai levar conhecimento a mais de 13 mil alunos de 15 a 18 anos em 440 unidades educacionais públicas da Província de Gauteng, considerada a mais importante do país sul-africano. Para facilitar a interatividade, as salas de aula estão equipadas com smartboards, câmeras e microfones; e conexão por internet terrestre (fibras e ADSL). É a primeira vez que uma plataforma multisserviços do segmento educacional do Brasil, que agrega transmissões de aula ao vivo com interatividade por meio de videoconferência e mensagens multimídia, vence uma concorrência em outro continente.

A estrutura conta com o estúdio da “Sci-Bono Discovery Center Project”, patrocinado pela empresa Sci-Bono, localizado em Johannesburg, de onde partem as aulas on-line e as informações para os estudantes da província de Gauteng. A empresa Rainmaker Logistics, parceira da IP.TV na África do Sul, foi selecionada para execução do projeto. A Rainmaker foi fundada em 2001, trazendo o conceito de logística integrada combinada com habilidades de gerenciamento de projetos para apoiar com sucesso a entrega de programas de grande escala do setor público e privado.

O modelo de estúdio centralizado em conexão direta com os alunos é o mesmo do sistema educacional à distância do Amazonas, que atende mais de 44 mil amazonenses em idade escolar dos Ensinos Fundamental e Médio. A experiência acadêmica desenvolvida no Brasil para tornar o ensino à distância mais ágil e seguro contribuiu para a escolha da plataforma de softwares IP.TV School pela Secretaria de Educação da Província de Gauteng.

O contrato previsto para 440 escolas já chegou a 100 unidades educacionais, todas integradas ao estúdio da Sci-Bono Discovery Center em Johannesburg, garantindo em breve o atendimento a mais de 10 mil alunos do segmento equivalente ao Ensino Médio do Brasil (grades 11 and 12). O conteúdo está focado em Matemática, Matemática aplicada ao ensino técnico, Física e Ciência aplicada ao ensino técnico (Mathematics, Technical mathematics, Physical Science e Technical Science). O projeto capitaneado pela Sci-Bono (empresa sem fins lucrativos) é financiado integralmente pelo Gauteng Department of Education (Secretaria de Educação da Província de Gauteng).

O conceito da IP.TV School garante a oferta de todos os serviços da comunicação essenciais para interação entre professores e alunos de forma integrada. Essa interação acontece na ferramenta customizada especificamente para atender a estratégia pedagógica, otimizando a experiência dos usuários e possibilitando a adoção por grandes redes de ensino, como é o caso da que existe na Província de Gauteng. No Brasil, a plataforma de softwares IP.TV School está presente em vários estados brasileiros, como Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, permitindo que o ensino chegue aos lugares mais remotos e distantes de cada estado.

Sobre a IP.TV School

A tecnologia da IP.TV Schoool permite que mais de 10 mil salas de aula on-line, espalhadas por capitais e lugares remotos do Brasil, garantam o acesso ao ensino à distância, atendendo cerca de 9 milhões de alunos e 350 mil professores. O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo.

A plataforma contém aplicativos IOS, Android e Windows, acesso por navegadores web e software para ser instalado em servidores. Como os aplicativos são comercializados na modalidade “white label”, cada rede pública ou privada de educação nomeia o aplicativo.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Estrela da Marvel, Simu Liu, exibe abdômen trincado em evento de moda

Simu Liu não tem receio algum de exibir seu abdomem...

Caldas Country Festival 2023 abre pré-venda de ingressos com preço especial!

Público já pode garantir o acesso à 16ª edição...

Famílias e empresas pagaram juros mais altos em 2022, diz BC

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros...

Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a terceira...