spot_img
27 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, dezembro 5, 2022

Projeto de dança realiza apresentações em estações de trem da SuperVia

Date:

O “Central Deriva” propõe reflexões sobre o corpo e o espaço para moradores da região metropolitana do Rio em oito apresentações

“Central Deriva” é um trabalho de performances de dança contemporânea com as bailarinas Luna Leal e Júlia Fernandez com direção geral de Kirce Lima. Serão realizadas oito apresentações em sete estações da rede SuperVia, a partir do dia 03 de novembro. As estações são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Saracuruna, Engenho de Dentro, Marechal Hermes, Japeri, e Central do Brasil (2 apresentações). Com a duração de 30 minutos as performances acontecem uma vez em cada estação. O projeto foi selecionado no Edital Retomada Cultural RJ 2 e tem o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


As estações de trem recebem cerca de 700 mil passageiros por dia. Inserir a dança nesse espaço é um dos propósitos desse trabalho: acessibilizar a democratização da cultura fora do contexto dos teatros. Luna e Júlia tem como objetivo a repercussão de interrogações sobre os temas: mobilidade urbana, paisagens invisibilizadas e arquitetura. O projeto chama atenção também para a distribuição dos espaços de arte e cultura e quem os frequenta. Existem inúmeras potências poéticas presentes no espaço cotidiano, neste sentido, Central Deriva convida os olhares para a beleza das linhas de trem, o tempo suspenso na espera pelo transporte e os deslocamentos sempre atravessados pelas histórias de cada lugar.

Dentre o público a ser alcançado estão estudantes, trabalhadores formais e informais, famílias, mulheres, jovens, negros, LGBTQIAP+ e toda população que reside na região metropolitana e acessa os trens como meio de transporte principal. 

As oito apresentações serão filmadas na íntegra para serem veiculadas em plataformas digitais. Como parte do processo artístico da dupla, será realizado um vídeo dança. As gravações irão possuir audiodescrição para auxiliar os portadores de deficiência visual.



Serviço:

Quinta 3/11- Central do Brasil- 11h

Sexta 4/11- Belford Roxo – 14h

Segunda 7/11- Duque de Caxias – 11h

Terça 8/11- Saracuruna – 11h

Quarta 9/11- Engenho de dentro – 14h

Quinta 10/11- Marechal – 14h

Sexta 11/11- Japeri – 11h

Sábado 12/11- Central do Brasil – 14h

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Reunião da Aliança Global de Líderes em Paris

durante o Fórum "Dialogue of Continents", em Paris, foi realizada a...

Netflix lança primeiro trailer de documentário Meghan Markle e Príncipe Harry

É Meghan Markle e o Príncipe Harry como você nunca viu antes. Na quinta-feira...

Naiara Azevedo e Mc Ryan SP se unem na inédita ” Emocional Abalado”  

Faixa fica disponível nesta sexta-feira (02) à meia noite...

27ª Edição do Trem do Samba, acontece no próximo sábado

­­No Dia Nacional do Samba acontece pré-aquecimento no CCBB...