spot_img
sábado, fevereiro 4, 2023

 Cultura na Baixada: Nova Iguaçu recebe estreia do espetáculo ‘A volta do Curupira’

Date:

A montagem teatral propõe um debate sobre o tema da preservação ambiental traçando um paralelo da relação deste assunto com elementos do regionalismo cultural e folclore brasileiros

A Volta do Curupira, um espetáculo infantil que mistura folclore e meio ambiente e tem incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SESEC), através do edital Retomada Cultural 2 – RJ, estreia em Nova Iguaçu. Será uma apresentação no dia 1º de dezembro, às 16h, no Teatro Sylvio Monteiro (Centro Cultural), com ingressos cobrados a preços populares. 

A peça inédita mergulha no universo dos regionalismos folclóricos que permeiam a identidade e cultura brasileiras, sendo estes atrelados ao contexto de urgência da preservação ambiental. Para tanto, utiliza-se de um dos personagens mais emblemáticos das lendas brasileiras e das histórias infantis: o mítico guardião das florestas de pés virados para trás, conhecido por Curupira.

A trama possui uma trilha sonora autoral e sugere ao público uma reflexão acerca da necessidade do respeito e cuidado para com as florestas e ambientes naturais. Autoria e direção são assinadas por Jean Marx, artista circense, escritor, ator e diretor teatral, além de fundador do Projeto Teçaya de Arte Educação Ambiental, que idealiza esta iniciativa. Jean atua há mais de 30 anos unindo o mundo das linguagens artísticas à educação socioambiental.

A Volta do Curupira – Sinopse e elenco

A história acontece em Guariri, uma cidadezinha do interior do Brasil, onde os irmãos, Maria Estrela e Pedro Sol demonstram grande preocupação após ouvir um diálogo preocupante entre o prefeito da cidade e um empresário estrangeiro. O projeto deles era construir um Mega-Shopping exatamente no lugar onde fica a exuberante Floresta das Lendas. Assustados e sem saber o que fazer, as crianças recorrem a um antigo morador da região, o Zé da Mata.  Com o Curupira sumido há muito tempo, as crianças e Zé tem de pensar em algo para evitar a catástrofe, enquanto prefeito e empresário aceleram seus planos de derrubada das árvores. E é assim que coisas misteriosas começam a acontecer na região. Será que “alguém” está voltando?

Os artistas que darão vida à história alegre e dinâmica são Alessandra Prandi (Maria Estrela e Oraca), Carolina Rhoper (Dona Rosinha), Felipe Arouca (Pedro Sol), Nathália Macena (Rita Garela e Joca da Serra), Wildson França (James – o empresário – e Geraldo Porteira), Ri Gonçalves (Zé da Mata – Curupira – Chico). O diretor Jean Marx também entra em cena na pele do prefeito de Guariri e de Mathias Machado. Durante aproximadamente 60 minutos a apresentação transcorrerá com o pano de fundo que transmite a mensagem sobre a importância de dar atenção à realidade que se vive, valorizando as tradições folclóricas, que se conectam com as riquezas do meio ambiente e com todos nós.

O diretor Marx afirma que A Volta do Curupira é uma experiência de diversão e emoção para todos os sentidos, e que aquele que assistir levará consigo um pedacinho de Curupira em sua consciência e coração.

Reflexão sobre a urgência da preservação ambiental

Um dado que ajuda a compreender a importância da criação deste espetáculo é a aceleração do desmatamento florestal no Brasil. Entre 2001 e 2018 cerca de 10% da cobertura arbórea foi destruída, em números registrados pela Global Florest Watch perdeu-se ao todo 53.8 milhões de hectares de floresta. A narrativa teatral conversa com os dilemas-chaves a serem questionados, levantando possibilidades de mudanças comportamentais e filosóficas que incitem novos paradigmas, traduzindo – de forma lúdica – o embate entre o progresso que desmata beneficiando poucos, e a preservação dos ambientes que beneficia a todos.

Como incentivo ao público, a montagem conta com a parceria para ação ambiental do Instituto Lixo Zero de Nova Iguaçu. O projeto, “A Volta do Curupira”, prevê a realização de três apresentações, sendo a última na cidade do Rio, ainda sem data fechada.

Serviço

A volta do Curupira

Dia: 1/12 (quinta-feira) 

Hora: 16h

Local: Teatro Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu-RJ

Ingressos: Inteira 10,00 reais / Meia: 5,00

Classificação Livre

Sujeito a lotação

Ingressos via Sympla

https://www.sympla.com.br/a-volta-do-curupira__1798487

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

SP: Carnaval de Rua 2023 deve reunir 15 milhões de foliões

São Paulo recebe os primeiros desfiles no dia 11...

Rio: CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico do Império Serrano

Fevereiro chegou!! e o primeiro fim de semana do...

Shania Twain revela que adorava trabalhar em rede de fast-food antes da fama

A cantora Shania Twain revelou ao ET Canada que trabalhou no McDonald's e aprendeu...

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de...