spot_img
sábado, fevereiro 4, 2023

Confeiteira Bruna Rebelo dá dicas de como molhar a massa do bolo e dá sugestões de caldas

Date:

Ela explica que cada tipo de bolo requer um cuidado diferente

Ao molhar uma massa de forma excessiva, principalmente quando o assunto é “bolo alto”, pode mexer diretamente na estrutura dele, como por exemplo. Ou seja, nem toda massa pode e deve ser molhada, como também existem tipos de caldas para cada tipo de bolo. Pensando assim, a confeiteira Bruna Rebelo separou algumas dessas caldas e ressaltou a importância de tomar cuidado ao molhá-las. Confere só

Diferença entre as massas:
Massas de método cremoso/amanteigadas – São mais densas e por isso suportam menos calda, então, se está usando massa amanteigada, vá com calma, pois, se regar em excesso, ela expulsará essa calda interferindo na estrutura do seu bolo.
Massas de método direto – São massas firmes, mas naturalmente molhadinhas. Essas costumam levar na composição gorduras em estado líquido, o que as deixam naturalmente úmidas, mas sim, elas aceitam caldas super bem, e aqui, você pode regar um pouco mais que as amanteigadas.  
Massa de método espumoso – São massas mais esponjosas, onde espumamos os ovos para levar mais ar para dentro delas e por isso, elas suportam bastante calda, porém, são menos indicadas para bolos altos por causa da sua estrutura natural.

Caldas para molhar o bolo:
CoulisO coulis é uma espécie de molho fino de frutas que não passa por nenhum processo de cocção. Nele as frutas são batidas com água e açúcar e já está pronto. Ele costuma ser usado para acompanhar sorvetes e sobremesas, mas também pode ser  usado para molhar seu bolo. Lembrando que por conter fruta fresca, a durabilidade do bolo será um pouco menor.

Receita

INGREDIENTES:

  • 300g de morangos
  • 50g de açúcar refinado
  • 30g de suco de limão
  • 20g de água

MODO DE PREPARO DO COULIS

1. Higienize os morangos corretamente.

2. Coloque os morangos no liquidificador ou processador com o açúcar, o suco de limão e a água e bata até obter um purê bem cremoso.

3. Passe esse purê por uma peneira para que fique bem liso.

4. Coloque o seu coulis em um recipiente esterilizado e leve para refrigerar.

5. O coulis pode ficar refrigerado por até 24 horas, ou ser porcionado em potinhos menores e congelados para uso posterior.

DICA:

A base do coulis pode ser feita com qualquer outra fruta. Para frutas muito maduras, verifique a dosagem do açúcar para não ficar muito doce. Calda de AçúcarA calda de açúcar é uma base para que você possa saborizar como quiser e molhar seus bolos.

Receita

INGREDIENTES:

  • 500g de água
  • 250g de açúcar 
  • Saborizante desejado

MODO DE PREPARO:

1. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.GuaranáEu sempre usei guaraná para molhar meus bolos, foi algo que aprendi com minha mãe e gosto muito, por isso mantenho este hábito. Porém, muita gente tem preconceito e pensa que isso pode azedar o bolo, mas em todos os testes que fiz até hoje, nunca aconteceu e nem tem motivo pra isso, já que é um produto que tem a validade longa, refrigerado ou não.

Eu uso o guaraná para molhar o bolo da mesma forma em que ele vem embalado, não é diluído nem fervido.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

SP: Carnaval de Rua 2023 deve reunir 15 milhões de foliões

São Paulo recebe os primeiros desfiles no dia 11...

Rio: CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico do Império Serrano

Fevereiro chegou!! e o primeiro fim de semana do...

Shania Twain revela que adorava trabalhar em rede de fast-food antes da fama

A cantora Shania Twain revelou ao ET Canada que trabalhou no McDonald's e aprendeu...

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de...