spot_img
sábado, fevereiro 4, 2023

Apenas 8% dos brasileiros costumam cumprir metas de fim de ano

Date:

Já elaborou as suas metas? Especialistas dão dicas para tirá-las do papel em 2023

Todos os anos, culturalmente, os brasileiros estabelecem metas para o ano seguinte. Porém, um levantamento da Sociedade Latino Americana de Coaching, revelou que 8% dos brasileiros conseguem cumprir os objetivos estabelecidos em sua totalidade, ocasionado por diversos fatores como a procrastinação e falta de tempo.

Para a Psicóloga e escritora Miria Ribeiro é importante ser disciplinado para não procrastinar. “A procrastinação é uma forma de adiarmos tarefas que não nos conectam com o prazer imediato. Sempre que precisamos praticar tarefas que exigem comprometimento a longo prazo, precisamos lembrar das recompensas que elas podem nos dar. Visualizar a recompensa é uma estratégia eficaz para lidar com a procrastinação”, ressalta.

Afinal, como elaborar metas e colocá-las em prática? Para o especialista em Liderança, Comportamento Humano e Palestrante, Ronan Mairesse, é preciso se conhecer. “Uma das melhores maneiras de tirar os planos do papel é o autoconhecimento, ou seja, entender a maneira que você funciona emocionalmente e como isso pode ajudar ou atrapalhar em sua execução. Um outro ponto é a definição de mini objetivos dentro estratégia. A cada um alcançado, o cérebro vibra descarregando dopamina no sistema nervoso central. A sensação de conquista faz o cérebro querer ainda dopamina, ou seja, fazendo você continuar tirar executando o seu plano”, explica.

Mas e como criar essas metas alcançáveis? “Tenha metas profissionais que estimulem a sua satisfação pessoal. Descubra o que pessoas realizadoras fazem para chegar em suas metas. Se aproxime de pessoas que possam te ajudar a chegar mais rápido. Faça parte de um grupo de pessoas que tenham metas similares. Caso não consiga controlar o emocional, procure um psicólogo. Mude o plano se preciso, mas tenha um mentor para ajudá-lo com a melhor decisão. Tenha momentos para relaxar. Mente tranquila executa muito melhor”, orienta Ronan.

Se você já tem bem elaborado o que pretende conquistar em 2023, esteja ciente que o momento é agora e estabeleça metas reais. “Estabelecer metas diárias ajudam muito, além de treinar o seu comportamento com o hábito frequente. Estabeleça suas metas de acordo com o seu propósito de vida. Pode ser uma forma de se comprometer com o sucesso que espera alcançar a partir de seus objetivos, por exemplo, comer alimentos saudáveis me levarão a ter mais disposição? Então vou buscar restringir doces e refrigerantes. Guardar dinheiro para viajar me dará oportunidade de viver novas experiências? Então preciso economizar. As metas sempre devem ter propósitos”, finaliza Miria Ribeiro.

 “Para serem realizadas com eficiência, as metas devem ter um propósito que faça sentido, senão serão apenas um exercício inútil. Para isso, se pergunte o porquê dela e o que pretende conseguir”, finaliza a psicóloga.

Foto: Ronan Mairesse, especialista em comportamento humano e liderança

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

SP: Carnaval de Rua 2023 deve reunir 15 milhões de foliões

São Paulo recebe os primeiros desfiles no dia 11...

Rio: CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico do Império Serrano

Fevereiro chegou!! e o primeiro fim de semana do...

Shania Twain revela que adorava trabalhar em rede de fast-food antes da fama

A cantora Shania Twain revelou ao ET Canada que trabalhou no McDonald's e aprendeu...

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de...