Prática de exercícios esporádicos aumenta o risco de lesões musculares

Jogar bola, fazer uma trilha ou até mesmo dar aquela pedalada aos fins de semanas é, sem dúvida, muito prazeroso. Porém, se a prática da atividade física acontece esporadicamente o efeito pode ser contrário e causar muita dor ao praticante, ou até mesmo lesões. As mais frequentes, nestes casos, são as lesões musculares, que representam 55% de todas as demais. Ortopedistas destacam que buscar atendimento especializado, com agilidade, pode reduzir a extensão da lesão, evitando, algumas vezes a necessidade de procedimento cirúrgico.

Ao ser surpreendido pela dor a primeira atitude deve ser procurar uma emergência médica, para um diagnóstico mais detalhado. Visando otimizar a qualidade desse atendimento, o Centro de Ortopedia do Hospital Rios D’Or oferece em sua emergência atendimento completo com encaminhamento para profissionais especializados, exames, internação e cirurgia, quando necessário.

– São frequentes os casos de lesões músculo-esquelético em “atletas de fim de semana”. Geralmente, são relacionadas a contusões ou traumas, lesões musculares, ligamentares ou sobrecargas articulares. As lesões musculares são comuns nos esportes, representando até 55% de todas as lesões. Mais de 90% destas lesões são contusões ou distensões musculares. O fato é que se o paciente for atendido de forma rápida suas chances de recuperação são potencializadas – comentou o ortopedista do Hospital Rios D’Or, Rodrigo Rezende.

No Hospital Rios D’Or, após laudo e atendimento da emergência, o paciente é encaminhado para o profissional específico para seu caso – o Centro disponibiliza de especialistas em coluna, ombro, joelho e quadril – para que os procedimentos e tratamentos mais adequados sejam realizados. Esta integração entre a emergência e o ambulatório permite que o cuidado seja integral.

– O objetivo consolidar o Rios D’Or como referência no atendimento ortopédico, na região. Além do atendimento ao paciente o hospital está se preparando para, junto ao Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) implementar cursos de especialização para subespecialidades ortopédicas, inicialmente em joelho. O intuito é integrar a expertise dos profissionais de ortopedia do hospital na formação de novos profissionais – destacou o diretor do Rios D’Or, Júlio Fonseca.

Créditos: Aline Marinho / Assessoria

 

(Visited 10 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO