ONG promove Igualdade Racial dentro das empresas brasileiras

Ex-modelo brasileira, após sofrer racismo, cria Instituto e lança selo  que incentiva o debate e a aplicação de ações propositivas dentro dos  ambientes corporativos para a promoção da igualdade racial. Neste mês  de outubro realiza o Fórum no Museu do Amanhã

O Instituto Identidades do Brasil – ID_BR – vem promovendo ações de  conscientização em prol da igualdade racial junto às empresas no  Brasil. A iniciativa é da ex-modelo brasileira, mestranda e  pesquisadora em relações étnico-raciais, Luana Génot, que justamente  por ter sofrido discriminações das mais variadas formas, transformou  estas atitudes racistas em bandeira de luta pela Igualdade Racial. Em  pouco tempo de atuação, desde o lançamento do Instituto e da  Campanha  intitulada “Sim a Igualdade Racial”, em maio durante um jantar  beneficente no restaurante Brasil a Gosto, em São Paulo, que reuniu  representantes de grandes empresas e instituições como Onu Mulheres,  Google, Bayer, Unilever, Carrefour, Whirpool, Magazine Luiza entre  outras, a organização promoveu o intercâmbio de dez jovens de  comunidades carentes – Paraisópolis e Uneafro –  de São Paulo ao  aprendizado de inglês, com uma parceria com o CEL.LEP . Também  realizou parceria  com a Rio 2016, para levar negros e carentes para  os eventos, além de, anteriormente ter realizados corridas de  engajamento social de mesmo nome da campanha e promover palestras  passando pelo TEDX São Paulo, e dinâmicas em empresas e debates em  escolas, faculdades, universidades e espaços acadêmicos.

O próximo passo do ID_BR é promover neste mês de outubro: o I Fórum  Sim a Igualdade Racial, no dia 26, no Museu do Amanhã, reunindo, pela  primeira vez no Brasil, representantes de diversas empresas que tem  interesse em realizar ou já se mobilizam em prol  de ações afirmativas  em relação aos desenvolvimento sócio econômico da população negra, que  hoje representa mais de 52% da população do país, mas ainda tem  dificuldades de entrada e ascenção no mercado de trabalho.
Para estimular as empresas a prática continua da diversidade e  inclusão social, o ID_BR, criou o selo “Sim à Igualdade Racial” que  pode ser aderido por corporações de todo o porte. A ideia do selo é  criar um valor agregado para marcas que  valorizam e se engajam em  prol da igualdade de oportunidades. O ID_BR auxilia as empresas  aderentes no desenvolvimento de um plano de ações relacionado a gestão  de pessoas e a cultura corporativa que visem aumentar a inclusão,  retenção e ascenção de profissionais negros e comunica a publico as  empresas envolvidas, que recebem o direito de uso do selo, no intuito  de associar as imagens destas corporações a responsabilidade social.  Para as empresas de produtos, por exemplo é possível agregar o selo  também à embalagens e estampas, via licenciamento.

A entidade espera a longo prazo contribuir para a ampliação de negros  em cargos de liderança e ao desenvolvimento sócio-economico da  população negra e carente através do engajamento da sociedade civil e  empresas. “Estou cansada de ver o negro discriminado e em funções  menores dentro das empresas, tendo igual ou maior capacidade do que  pessoas de outra cor de pele para assumir cargos de liderança.  Queremos com esta iniciativa, nos tornar referência no Brasil, na luta  contra o racismo e pela promoção da igualdade racial na prática e com  indicadores”, defende Luana Gènot.
Atualmente, o ID_BR, além do selo, desenvolve uma serie de parcerias  com empresas e outras organizações no intuito de suprir de um lado a  necessidade das empresas engajadas com a diversidade e inclusão, por  mão de obra qualificada e de outro da busca por qualificação de negros  e carentes para o mercado de trabalho.  Desde maio a organização,  graças a parceria com o curso de inglês CEL.LEP, o ID_BR intermediou o  acesso de dez alunos estudando integralmente em busca de aprimoramento  da língua estrangeira e inserção no mercado. “Nossa parceria com  instituições de ensino é muito necessária, sabemos que muitas empresas  reclamam da falta de inglês entre os negros e carentes, então queremos  fechar o ciclo e criar pontes entre quem precisa e quem quer fazer a  diferença e merece ser reconhecido”- afirma o diretor de parcerias do  ID_BR – Roberto Andraus.

A marca Sim à Igualdade Racial é um coração estilizado que simboliza a  reunião de todas as raças, com destaque para a maioria de negros que é  encontrada no Brasil. Já existem pontos de vendas, licenciados de  camisas com a logo da campanha a Karamello Rio, que envia a camisas da  campanha até as residências ou em lotes maiores para coletivos e  empresas. Além das estampas silkadas, as camisas contam também com uma  edição especial produzida em parceria com crocheteiras da Rocinha, que  recebem parte do valor do preço da camisa.

Como é uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto também tem uma  rede de associados e recebe doações via pay pal e também através de  uma página de arrecadações coletivas:   https://recorrente.benfeitoria.com/simaigualdaderacial A renda do  instituto é revertida para a ampliação de suas ações e de programas  como o do curso de inglês voltado para negros e carentes, mencionado  anteriormente.

A iniciativa já conta com embaixadores de peso como Ana Paula Padrão,  Sheron Menezes, Danilo Ferreira, Alexandra Loras, Danny Glover,  Matheus Solano, entre outros. As participações são das mais variadas  formas, desde simpatizantes que curtem as redes sociais, compartilham  e participam dos eventos até ativistas e patrocinadores. Mais  informações basta acessar a página nas redes sociais f.b.com/salveidbr  ou o site simaigualdaderacial.com.br ou ainda pelo email  salveidbr@gmail.com .

Para encomendar sua camisa acesse :  https://lojakaramello.com.br/blusas-novo/blusa-malha-idbr.html

Créditos:  Criz Rodrigues / Assessoria

(Visited 93 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO