O espetáculo “Casa de Bonecas” depois de enorme sucesso, reestreia nova temporada no Teatro Candido Mendes em Ipanema no dia 03 de novembro

Foto: Chico Lima
Foto: Chico Lima

O premiado espetáculo argentino, CASA DE BONECAS de  Henrik Ibsen com versão e direção original do argentino Daniel Veronese, após duas temporadas de sucesso (Teatro do CCJF e Teatro Municipal Ziembinski), reestreia no dia 03 de novembro no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema.

No Brasil, a montagem foi produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e é protagonizada pelos atores Roberto Bomtempo e Miriam Freeland. Também no elenco estão Regina Sampaio, Anna Sant’Ana e Leandro Baumgratz.

Numa releitura contemporânea que questiona e desafia as propostas do texto original, subvertendo e ressignificando a obra escrita há mais de 120 anos, Veronese propõe  provocações sobre o papel social da mulher nos dias de hoje, colocando luz sobre as questões do feminino e propondo novas discussões sobre a violência contra a mulher, movendo o espetáculo e o inserindo no século XXI.

“Casa de Bonecas” é um drama familiar com o qual Ibsen mostrou o cotidiano de uma família burguesa do final do século XIX. O autor questionou as convenções sociais do casamento e do papel da mulher na sociedade patriarcal. retratando a hipocrisia e convencionalismos da sociedade de sua época. Quando foi escrita, ainda no século XIX, mediante as tentativas de emancipação feminina, foi uma peça revolucionária, com grande repercussão entre feministas. A Europa inteira a discutiu. Houve censuras violentas lançadas contra a personagem principal, Nora, pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.

Roberto Bomtempo e Symone Strobel assinam a direção da montagem brasileira. O espetáculo que estreou em 2009, em Buenos Aires, arrebatou prêmios importantes por lá, entre eles: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara) e indicado nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção (Prêmio ACE – Associação de Críticos da Argentina), indicado na categoria Melhor Ator (Argentina – Prêmio Jornal Clarin). E aqui no Brasil, obteve duas temporadas de enorme sucesso de crítica e público.

A montagem fica em cartaz de quinta a sábado às 21h e domingo às 19h até o dia 18 de dezembro.

Com figurinos, iluminação e trilha sonora minimalistas, nesta versão de Veronese, “Casa de bonecas” coloca os conflitos, os dramas e a relação familiar em primeiro plano.  O diretor e dramaturgo aposta no encontro   texto/ator/plateia, em um cenário que traz o público para “dentro da casa”, incluído nas discussões, risos, provocações, dores e emoções das personagens.

Sobre esse “Casa de Bonecas”, a importante crítica teatral argentina Olga Cosentino escreveu:

Nesta reescrita cênica, Veronese traduz os códigos do século XXI que o autor denunciou no final do século XIX , transcendendo as desigualdades de gênero – feminino e masculino – para abranger todos os tipos de insultos à dignidade humana.”

E aqui, Jefferson Lessa resume: “ A adaptação enxuta do argentino Daniel Veronese para o clássico Casa de Bonecas, de Ibsen, realça o ótimo trabalho do elenco.”

Ficha técnica:

Texto: Henrik Ibsen

Versão e Direção Original: Daniel Veronese

Direção Montagem Brasileira: Roberto Bomtempo e Symone Strobel

Elenco: Roberto Bomtempo ; Miriam Freeland; Anna Sant’Ana; Regina Sampaio; Leandro Baumgratz

Stand-in: Ana Amélia Vieira, Flavio Pardal e Symone Strobel

Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves

 

 

Serviço:

Casa de Bonecas

Reestreia: 03 de novembro de 2016

Local: Teatro Candido Mendes

Endereço: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema – Tel: 2523-3663 – Metrô N. S. da Paz

Horário: De quinta a sábado, às 21h e Domingo às 19h

Ingresso: R$ 50,00 (inteira)

Temporada: 03 de novembro a 18 de dezembro de 2016

Duração: 70 minutos

Gênero: Drama Familiar

Funcionamento da Bilheteria: Aberto diariamente de 14h às 21h

Classificação: 14 anos

Capacidade: 100 Lugares

Créditos: Maria Pericas / Assessoria

 

(Visited 3 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO