Novo estudo revela desnutrição altamente prevalente em pacientes em estado crítico em hospitais latino-americanos

Screening Day Latin America, um estudo multinacional que avaliou práticas clínicas de nutrição em 120 hospitais latino-americanos, revelou que 75 por cento  dos pacientes em estado crítico estão desnutridos ou correm o risco de ficarem desnutridos; um déficit de proteínas estava presente em 49 por cento dos adultos em estado críticoe 40 por cento dos adultos em estado crítico apresentavam um déficit calórico.

As descobertas iniciais do estudo foram apresentadas hoje no 15o. Congresso da Federación Latino Americana de Terapia Nutricional, Nutricion Clínica y Metabolismo (FELANPE), em  Santa Catarina, Brasil.

“Todos os pacientes em estado crítico envolvidos nesse estudo estavam recebendo apoio nutricional clínico. Entretanto, a prevalência de déficits calóricos neste grupo de pacientes foi considerada muito alta”, disse o Prof. Dr. John Stover, Vice-Presidente de Assuntos Médicos, Clínicos e Regulatórios Globais da Fresenius Kabi. “A ingestão de calorias não atingiu o fornecimento especificado de energia em mais de um terço dos pacientes nessa população de alto risco. Esperamos que estes resultados aumentem a conscientização e o conhecimento sobre a gestão nutricional atual e ofereçam soluções para melhorias”.

Os dados foram coletados, com a colaboração de profissionais de serviços de saúde locais, de mais de 1.000 pacientes em estado crítico em 120 hospitais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru.

“Os resultados mostraram uma crescente probabilidade dos pacientes alcançarem seu objetivo calórico quando recebem nutrição tanto enteral quanto  parenteral comparados com aqueles que recebem apenas nutrição enteral”, disse a Dra. Karin Papapietro Vallejo, chefe da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Clínico de la Universidad de Chile. “Acreditamos que a  via da administração da nutrição clínica está associada de maneira significativa com a obtenção do objetivo calórico. Os resultados desse estudo sugerem que a administração de nutrição  parenteral complementar poderia ser uma oportunidade para adultos em estad o crítico, os quais não recebem apoio nutricional adequado a partir de nutrição somente enteral”.

Os resultados completos do estudo estão  previstos para publicação em 2017. O estudo Screening Day Latin America faz parte da iniciativa ‘Unidos pela nutrição clínica‘, lançada em 2015 com o apoio da Fresenius Kabi, uma companhia global de serviços de saúde, especializada em nutrição clínica.

Sobre a ‘Unidos pela Nutrição Clínica’:

Lançada em  Maio de 2015 pela Fresenius Kabi, a iniciativa ‘Unidos pela Nutrição Clínica’, procura fornecer apoio aos profissionais de serviços de saúde em toda a América Latina. A iniciativa oferece ferramentas de apoio à terapia práticas e orientadas  para os dados, on-line e off-line, para fornecer as melhores práticas para a nutrição clínica de pacientes em estado crítico.

 

FONTE Fresenius Kabi Deutschland GmbH

(Visited 10 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO