Movelsul Brasil: Edição de 2018 reforça o design como diferencial competitivo

Principal feira de mobiliário da América Latina tem o mercado externo como estratégia essencial de negócio para retomar o desempenho do setor de móveis no Brasil

Entre os dias 12 e 15 de março, Bento Gonçalves, maior polo moveleiro do país, recebe a 21ª edição da Movelsul Brasil, feira de móveis e complementos que desde 1977 se posiciona como grande plataforma de negócios do setor. Com promoção do Sindicato das Indústrias do Mobiliário – SINDMÓVEIS Bento Gonçalves, são esperados mais de 200 expositores e cerca de 30 mil profissionais para conferirem lançamentos em móveis para escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardins, eletrodomésticos, copas, salas de jantar e estar, tapetes estofados e colchões.

Para a edição, já estão confirmadas indústrias como Tramontina (móveis, utilidades domésticas e eletroportáteis), Dalmóbile (móveis planejados), Grupo Bertolini (cozinhas de aço e soluções em mobiliário planejado), Kappesberg (mobiliário residencial e corporativo, colchões e estofados), Carraro (móveis modulares), Tapetes São Carlos (vinílicos, carpetes, passadeiras e tapetes), Telasul (móveis para cozinhas), CBP Brasil (colchões e espumas industriais), entre outras.

A entidade que sempre se posicionou como vanguarda no desenvolvimento do setor moveleiro, acredita em um cenário de recuperação da economia e considera a plataforma decisiva para impulsionar a indústria em 2018. Em sua última edição bianual, realizada em março de 2016, mais de 29 mil visitantes e market players passaram pelo evento, vindos de 48 países, com realização de 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados, dados que enaltecem a exportação como aposta estratégica para o ano que vem.

Além da geração de negócios entre lojistas e representantes brasileiros, a feira é responsável por alavancar o mercado internacional através de iniciativas específicas e parcerias com programas setoriais apoiados pela Apex-Brasil, como o Brazilian Furniture que promove rodadas de negócios com as indústrias de mobiliário, e o Projeto Raiz que internacionaliza o serviço do designer nacional: “Entendemos que a integração com o mercado internacional deve ser vista como essencial para os negócios no mundo atual e globalizado, pois estão associadas ao aumento da competitividade e consequente desenvolvimento de todo setor moveleiro”, comenta o presidente do Sindmóveis Edson Pelicioli.

O Projeto Comprador, realizado há 17 anos, é uma das principais ações de fomento à exportação no evento. São esperados 50 importadores internacionais, lojistas, distribuidores e empresários que cumprirão uma intensa programação que prevê mais de mil rodadas de negócios e atividades. Para o presidente do sindicato, há muito espaço a ser conquistado pelas indústrias brasileiras no exterior. “No que tange à importação mundial de móveis, de um valor aproximado de US$ 160 bilhões, o Brasil detém menos de 0,5%. Só esses dados mostram que o mercado consumidor internacional é bastante relevante, onde existe um grande potencial no qual as exportações brasileiras ainda têm muito espaço para crescer. Existem diversas oportunidades em mercados da América Latina, como México, Colômbia, Panamá e Peru, além de Oriente Médio e Reino Unido, entre outros países e regiões. Mercados como os Estados Unidos, país que mais consome e importa móveis em todo o mundo, possuem um grande potencial. O Reino Unido, país de alto consumo de mobiliário e com um mercado dinâmico, também oferece boas oportunidades.”

A feira reforça o design como diferencial competitivo, a começar pelo mote da campanha 2018: “Design é da nossa natureza”, que visa exaltar e combinar os atributos turísticos locais e a tradição do polo moveleiro de Bento Gonçalves pelo mote do design. A cidade também é considerada o principal destino de enoturismo do Brasil, com 40 mil hectares de vinhedos que a classificam como a capital brasileira da Uva e do Vinho e a primeira região do país a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem, certificado que qualifica a origem do produto em nível mundial.

Oportunamente, a Movelsul Brasil será palco da cerimônia do Prêmio Salão Design, maior prêmio de design da América Latina, responsável por promover e assegurar espaço para a criatividade e empreendedorismo através da premiação, divulgação e mostra de seus vencedores. O Prêmio Salão Design tem como objetivo estimular a inovação tecnológica por meio do design e assim, destacar a capacidade e o talento de seus participantes – indústrias/varejo, profissionais e estudantes da área – agindo, inclusive, como incentivador de novas parcerias. É realizado pelo Sindmóveis desde 1988 e, em 2018, chega a sua 22ª edição, somando, em sua trajetória, mais de 13 mil projetos inscritos.

Serviço

Movelsul Brasil 2018
Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador
Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)www.movelsul.com.br e facebook.com/movelsul.brasil

 

Créditos: Melissa Carmelo / Divulgação

(Visited 9 times, 1 visits today)
Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO