Mostra Baixada em Cena no Teatro Glauce Rocha

ainda-aqui-foto-pedro-caminha joio-foto-stephany-lopezEntre os dias 2 e 13 de novembro, a Rede Baixada em Cena – formada por 18 coletivos de 13 cidades da Baixada Fluminense – retorna ao centro do Rio para mais uma mostra teatral, desta vez no Teatro Glauce Rocha.

Contemplada pelo edital “Cena Aberta”, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a segunda edição da Mostra Baixada em Cena ocupa um dos espaços culturais mais importantes do Rio com  espetáculos, leituras dramatizadas e debates a preços populares. Abrindo a programação na quarta-feira, 2 de novembro, o espetáculo “Falar da Baixada”, da Cia. Atores da Fábrica, faz um recorte histórico da região, trazendo diversos motivos pelos quais se deve enxergar a Baixada Fluminense com um novo olhar.

“O projeto é o segundo evento da Rede Baixada em Cena na capital e nasceu da vontade de realizar um encontro entre grupos de teatro baseados na Baixada Fluminense, pensadores, público e produtores culturais, para discutir a criação estética e o poder de mobilização por meio das vivências cênicas da região”, diz Lino Rocca, um dos fundadores da Rede Baixada Em Cena e integrante do CETA, de Nova Iguaçu. A primeira edição da mostra foi realizada em março deste ano nas Bibliotecas Parque do Centro, de Manguinhos e da Rocinha e teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Mais de duas mil pessoas prestigiaram a ação.

 

A Rede Baixada Em Cena

Criada em 2008, a Rede Baixada em Cena, que hoje reúne 18 grupos de nove cidades da Baixada Fluminense, tem o objetivo de resistir coletivamente a desafios comuns aos artistas de teatro da região, como falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais desenvolvidas, assim como potencializar a visibilidade do processo cultural da Baixada. A Rede também se propõe a fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalhos coletivizados. Apesar de ser um novo modelo de organização na Baixada Fluminense, a Rede Baixada em Cena já apresenta resultados satisfatórios como instrumento de luta e organização social.

 

Serviço:

MOSTRA BAIXADA EM CENA

De 2 a 13 de novembro, com atividades em diversos horários (programação completa e detalhada no arquivo anexo)

Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179. Centro – Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 10,00 (Inteira) R$ 5,00 (meia)

 

Créditos: Rede Baixada em Cena / Divulgação

 

(Visited 5 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO