Futebol em cadeiras de rodas: Copa Libertadores pela 1* vez no Brasil

Apesar do Brasil ser conhecido como o país do futebol, não existia nas décadas passadas iniciativas para prática do esporte para cadeirantes.
 
Em meados de 2010, um grupo de amigos do Rio de Janeiro se reuniu no intuito de desenvolver o Power Soccer no País.
 
De lá até os dias atuais, o grupo realizou várias atividades e no próximo final de semana o Rio de Janeiro será a sede da 3a Copa Libertadores Powerchair Football e a Copa Sulaméricana da modalidade.
Ambos serão realizados na Arena 3 no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, sob a chancela da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC).
 
Além do Brasil, a Argentina e o Uruguai participarão, com dois times representando cada país. Esta é a terceira Copa Libertadores de Power Soccer, que começou em 2015, no Uruguai. Trata-se da maior competição da modalidade nas Américas.
 
Aproveitando o evento internacional que acontecerá no Rio de Janeiro, gostaríamos de sugerir uma pauta sobre a contribuição do esporte para a acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
 
O objetivo da pauta é mostrar como o esporte possibilita que pessoas com deficiências mais graves, como tetraplegia, distrofia muscular, paralisia cerebral, amiotrofia espinhal, mielomeningocele, podem praticá-lo
sobre o Power Soccer, também conhecido como Powerchair Football,  uma modalidade paradesportiva de futebol voltada para atletas que utilizam cadeiras de rodas motorizadas.
 
O Rio de janeiro tem 500 mil pessoas com deficiência física, 1 milhão e 20 mil no Estado.  Em todo o Brasil esse número sobe para 46 milhões de brasileiros com alguma deficiência física, mas poucos jogam o Power Soccer. Praticado a mais de 30 anos o esporte é pouco difundido no Brasil.

 

Serviço:
Os jogos serão realizados na Arena 3 no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, sob a chancela da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC) e apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro através da Subsecretaria de Legado Olímpico.
A Entrada é Franca e o evento acontece entre os dias 16, 17e 18 de Novembro, entre 09 hrs às 17 hrs
 
Programação:
Calendário:
III Copa Libertadores
Datas: 16 e 17 de Novembro de 2017
Horário: Entre as 09:00 e 16:00hs
Entrada Franca
III Copa Sulamericana
Datas: 18 de Novembro de 2017
Horário: Entre 09:00 às 16:00hs
Entrada Franca

 

Créditos: Cláudia Cristina/ Divulgação

(Visited 5 times, 1 visits today)
Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO