Dores crônicas: saiba como a acupuntura pode ajudar pacientes

Com ação anti-inflamatória, acupuntura ajuda em doenças como fibromialgia, artrose, bico de papagaio, patologias da coluna vertebral, além de doenças emocionais.

Em algum momento da vida é comum qualquer pessoa sentir alguma dor, seja por má postura, lesão superficial ou uma doença crônica. Por outro lado, quando essas dores se tornam rotina, tarefas simples podem se tornar estressantes e a qualidade de vida do paciente é seriamente afetada. Com a ajuda da Medicina Chinesa, dores crônicas causadas pela fibromialgia, artrose, bico de papagaio, patologias da coluna vertebral, entre outras, podem diminuir, pois a acupuntura tem ter ação anti-inflamatória e colabora no tratamento dessas doenças.

Segundo a médica e diretora do Center-AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, a acupuntura é um tratamento eficaz contra dores, em especial as dores agudas. “A acupuntura é um ótimo recurso contra dores crônicas que não tenham indicação de tratamento cirúrgico, como fibromialgia e lombalgia crônica, pois evita o uso prolongado de analgésicos, anti-inflamatórios e miorelaxantes, que podem trazer lesões nos órgãos internos com o uso prolongado”, afirma.

Outras dores em que a acupuntura tem bons resultados, justamente pela ação anti-inflamatória, são as cervicalgia, ombralgia, distensão muscular e cefaleias agudas. “O efeito analgésico e miorelaxante colabora para a melhora dessas patologias e, dependendo da técnica de acupuntura utilizada, os benefícios podem ser imediatos”, explica a Dra. Marcia. “O tempo médio para melhora das dores varia de acordo com a gravidade da patologia e frequência de sessões realizadas, porém muitas vezes é possível sentir alívio rápido. É importante destacar que, em alguns casos, a acupuntura não age sozinha. Quando se trata de dores provenientes de traumatismos, pode ser necessário o uso concomitante de analgésicos”, completa.

 

Dores emocionais

E não só as dores físicas podem ser tratadas com acupuntura, as dores emocionais também apresentam bons resultados, segundo a Dra. Marcia. “Pacientes que sofrem de dores emocionais, como depressão, ansiedade, irritabilidade, estresse e crises de pânico, e não obtêm grandes efeitos com o uso de medicamentos, podem recorrer à acupuntura e obter ótimos resultados”, afirma.

Pacientes com outras doenças emocionais como, tristeza profunda, baixo autoestima, insegurança e pessimismo também podem contar com a ajuda da acupuntura para melhorar sua qualidade de vida. “A acupuntura traz de volta o equilíbrio para essas pessoas, ajudando-as a melhorar o seu bem-estar e a ganhar mais energia para retomar o cotidiano”, esclarece a Dra. Marcia.

Créditos: Talita A. Scotto / Assessoria de Imprensa

(Visited 9 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO