DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Mais do que um ato consciente, dor sangue é solidariedade. Para cada doação, quatro vidas podem ser salvas e por isso a importância de ter um dia para homenagear os doadores de sangue (25 de novembro). Em entrevista, o fisioterapeuta Sandro Raad indica exercícios para ativar a circulação e comenta principais doenças relacionadas à deficiência do movimento sanguíneo.

Dentre as patologias, pessoas que apresentam varizes, úlceras venosas, linfedemas, aderências cicatriciais, pós-cirúrgico devem se preocupar em melhorar a circulação sanguínea, melhorando a resistência física aos exercícios, comenta o fisioterapeuta. O tratamento recomendado é fisioterapia vascular: “É uma especialidade que tem como principal função prevenir doenças que afetam o sistema vascular periférico evitando o processo cirúrgico. É um grande avanço para pacientes que tem como prognostico a amputação de algum membro, por exemplo”, pontua Sandro.

Problema comum, as varizes atingem grande parte dos brasileiros, mas podem ser amenizadas com exercícios e alongamentos, como outros problemas que interferem na circulação:

-Deitado de costas, movimente as pernas flexionando a coxa sobre o abdômen, estenda a perna para cima, e em seguida retorne para a posição inicial

-Estenda e flexione os dedos durante 30 segundos

-Movimente os pés durante 20 segundos. Desenhe com a ponta dos pés um circulo alternando a direção

– Estenda e flexione os pés durante 30 segundos, movimentando as panturrilhas

– Em pé, tente movimentar a panturrilha: levantando o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois pise normalmente com calcanhar no chão. Repita o movimento 20 vezes.

O especialista alerta às recomendações de quem quer doar sangue. “O doador precisa estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e mesmo assim, a pessoa que tiver mais de 60 anos precisa ter doado alguma vez na vida. Estar alimentado é fundamental, sendo que a ingestão de gordura deve ser evitada até 4 horas antes da doação”.

 

Créditos: Thaissa Gar / Divulgação

(Visited 8 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO