Clipe Lugar de Fala, pelo Empoderamento da mulher negra no mês da Consciência Negra – MOMBAÇA

No próximo dia 20 de novembro, em mais uma edição do Sarau Preto (Mombaça e Convidados), a Mombaça Produções Artísticas lança o videoclipe da música “Lugar de Fala” (Mombaça) para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.

O projeto é idealizado e dirigido pelo cantor, compositor, ativista da causa negra e jornalista carioca Mombaça. A letra trata do incômodo de mulheres negras que cansaram-se de ver o seu discurso e posições no mercado de trabalho, no ambiente político, artístico e social usurpado por não negras.

Ao mesmo tempo em que levanta a autoestima da mulher preta o clipe aponta o caminho  do empoderamento a partir da apropriação do próprio lugar de fala no contexto da discussão sobre os direitos da mulher no âmbito específico.

Entre os convidados já confirmados os atores Deo Garcez que vai apresentar um monólogo com trechos da peça sobre um dos grandes nomes da historiografia afro-brasileira, o escritor e jornalista Luiz Gama, e o ator Wilson Rabelo que apresentará uma performance (monólogo), Do lixo ao luxo, sobre a vida da catadora de lixo, Carolina Maria de Jesus, negra e favelada, que se tornou uma grande escritora brasileira.

O Single e o videoclipe estarão disponíveis nas melhores lojas digitais do mundo. Neste momento, estaremos comemorando a parceria com a empresa Alta Fonte, distribuidora global de conteúdo musical.

“Hoje, como mulher negra, sei a importância de palavras como “empoderamento”, “protagonismo”, “representatividade”… Essas são não só palavras, mas atitudes que fazem parte da luta das mulheres negras desde sempre, mesmo quando não as denominávamos assim, e são concepções que têm ganhado cada vez mais força. Outra expressão que também tem forte significado é “Lugar de Fala”. Honrando os passos dados por nossas ancestrais, que lutaram muito para que pudéssemos ter voz hoje, não permitimos mais que falem por nós, mulheres negras.

“Lugar de Fala” é uma música que sintetiza o direito que nós, mulheres negras, temos de falar por nós e reforça em cada verso de sua letra que não aceitaremos que esse direito seja violado. A composição é do músico Mombaça, idealizador do Sarau Preto, mas eu diria que mais do que composta, essa letra tem o toque da sensibilidade de artista de Mombaça que, há tantos anos na luta, viu a importância de se levantar essa discussão, nos ouviu e transcreveu o que temos dito em relação a essa questão.

Mas, como não poderia deixar de ser, a voz desse hino é nossa. E que vozes! Um clipe que reúne um time de 50 mulheres, conta com a jornalista Flavia Oliveira, a atriz, jornalista e ex-atleta Lica Oliveira, as jovens cantoras Thaís Macedo, Bianca Lima e Jéssica Passos, e destaco a presença da atriz mirim Alice Sigmaringa, mostrando que a mensagem que dá base para a música “Lugar de Fala” nos contempla em todas as idades.

O resultado é um discurso forte, consistente e real, dito por tantas mulheres maravilhosas, representando muitas outras e no ritmo gostoso do samba, mostrando que leveza também pode fazer parte da nossa caminhada”, conclui Fernanda Carvalho, Jornalista e apresentadora do Programa Nação/ TVE- RS.

Após a apresentação do clipe Mombaça intermediará uma roda de conversa com o elenco e direção.

 

Créditos:

Sarau Preto (Gravação no Teatro Odisseia e Estúdio Musi-k/ Lapa- RJ)

“Lugar de Fala”

Letra e Música: Mombaça

Mombaça Produções + Flores & Filmes

Diretor do Clipe: Felipe Flores

Produtor da Flores e Filmes: Alessandro Lobianco

Direção de Fotografia: Gustavo Dannemman

Direção Geral e Musical: Mombaça

Direção Artística: Lica Oliveira

Direção de Produção: Marta Caminha

Co-Produção Musical: Celso Santhana

Engenheiro de Som: Tuninho Villas

Mixagem: Mombaça, Celso Santhana e Tuninho Villas

Fotografia: Naila Bicalho e George Cambeiro (Caramuru Fotografia)

Baixo: Jademir Marchado

Violão e Teclado: Celso Santhana

Teclado: Lobão Ramos

Bateria: Marcio Amaro

Percussão: Jander Magalhães, Pezão, Binho Percussão e Jorge Manhães

Vocal: Benedita da Silva, Aline Brown, Rosie Brown, Sueli Marins,Claudia Nogueira

SERVIÇO:

Dia 16/11, às 20h TV Brasil, Especial “Um Abraço Negro”

Dia 18/11  Lançamento nas lojas digitais

Dia 20/11, às 19h – Show de Lançamento o Teatro Gonzaguinha (Centro de Artes CAloute Gulbenkian)

Rua Benedito Hipólito, Centro- Rio de Janeiro/RJ (próximo ao Metro Praça Onze)

Segue link do Teaser: https://m.youtube.com/watch?v=il5zQqnQVmQ

Créditos: Marta Caminha /  Divulgação

(Visited 61 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO