Cinco alimentos bons para prevenir o câncer

Um dos principais pontos quando se fala em saúde e prevenção é a alimentação. E quando o assunto é câncer, prevenir ainda é uma das melhores formas de evitar esta doença que atinge mais de 600 mil brasileiros. “Os alimentos de um modo geral possuem características funcionais. Atuam na prevenção e no tratamento de inúmeras patologias, incluindo o câncer”, explica a nutricionista clínica da LC Restaurantes, Vanessa Caluete. 
Anote alguns alimentos e hábitos que são positivos para prevenir o câncer, principalmente entre o público masculino:

Brócolis

Além de conter poucas calorias, o brócolis cru fornece mais de 100% da necessidade diária das vitaminas C e K. Ele também é uma boa fonte de ácido fólico e vitamina A, garantindo ainda ao organismo B-6 e potássio. Além disso, o alimento possui agentes antioxidantes que combatem radicais livres e também possui isocianatos que apresentam uma ação quimiopreventiva. Esta mesma substância está presente no couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas.

 

Tomate

O licopeno, substância carotenoide encontrada no tomate, é aliado na luta contra o câncer. Um pigmento vermelho vivo que não é produzido pelo corpo humano, o licopeno é essencial para a saúde de órgãos como fígado, pulmões, pele, cólon, próstata, glândulas suprarrenais e sangue. Estudos em animais apontam que o licopeno pode ter efeito antioxidante e também bloquear o crescimento de células cancerígenas. Ele é encontrado em outros alimentos além do tomate, como goiaba, melancia, cenoura e mamão.

 

Chá verde

Um agente antioxidante que encontramos no chá verde pode baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

 

Azeite

Uma pesquisa na Universidade de Granada, na Espanha, confirmou que os componentes do azeite de oliva inibem a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa do câncer de mama. As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene.

 

Linhaça

Na Universidade de Toronto, no Canadá, foi comprovado que a semente da linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, evitando assim que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

O estudo garante ainda que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata. Somam-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.

 

Fuja deles!

Em contra partida, alguns hábitos e alimentos comuns na rotina corrida dia a dia são extremamente prejudiciais à saúde e podem contribuir no surgimento de células cancerígenas. Estão na lista negra consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e falta de atividade física regular. “Alimentos contra indicados são frios e embutidos, frituras, alimentos ultraprocessados, ricos em gordura trans como biscoitos e salgadinhos, carnes processadas, alimentos em conserva artificiais e enlatados, e temperos industrializados”, alerta Vanessa.

A regra da vida é manter o equilíbrio e sempre buscar por alternativas saudáveis.

 

Créditos: Laís Amorim / Divulgação

(Visited 8 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: