Câncer de próstata: Precisamos tocar nesse assunto

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e estilos de vida, ou seja, manter hábitos saudáveis e atitudes preventivas resultam na melhor qualidade de vida. Com este objetivo, campanhas de conscientização mobilizam a população sobre a importância de exames preventivos, e no mês de novembro, o destaque é a saúde masculina: com o câncer de próstata. O objetivo é alertar quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é indicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. A estimativa é que somente em 2016, mais de 60 mil homens receberam o diagnóstico.

 

– Queremos incentivar os homens para que realizem consultas periódicas com o urologista, principalmente a partir dos 40 anos. Como o câncer de próstata é uma doença que no estágio inicial não apresenta sinais e sintomas, é fundamental a realização de exames preventivos, para o diagnóstico. Se descoberto precocemente, existe mais de 90% de chances de cura – ressalta o urologista do Hospital Rios D’Or, Luiz Carlos Vasconcelos.

 

Observa-se que os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas, porém, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que passou a viver, em média, 75,2 anos, segundo o IBGE, é cada vez mais importante que as consultas e exames façam parte da sua rotina.

 

– Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida – destaca o urologista.

 

Segundo o INCA, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Os sintomas de câncer de próstata geralmente só se manifestam quando a doença já está em um estágio mais avançado, quando passa a causar problemas como dificuldade para urinar e impotência sexual. Por esse motivo os exames preventivos são tão importantes para a descoberta da doença em estágio inicial.

Prevenção e diagnóstico precoce – A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que todos os homens acima de 40 anos realizem exames preventivos de dois em dois anos. Caso apresente alguma patologia na família, a idade para o começo das ações preventivas deve ser a partir dos 35 anos. Os órgãos de saúde alertam ainda que, acima de 50 anos, a avaliação deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao ano.

 

>>> Palestras Novembro Azul

Visando o incentivo com os cuidados com a saúde do homem, a Rede D’Or São Luiz aderiu à campanha Novembro Azul, em parceria com o Grupo Oncologia D’Or, e vai promoverpalestras de conscientização sobre a importância de exames preventivos. Os eventos serão gratuitos e terão como público-alvo os homens, mas as mulheres serão bem-vindas, pois são grandes incentivadoras do cuidado masculino com a saúde.

 

> Informações:

 

Hospital Oeste D’Or

Novembro Azul: Câncer de Próstata

Data e hora: 04 de novembro de 2016, às 11h

Local: Rua Olinda Elis, 93, Campo Grande

Informações e inscrições: (21) 2414-3600 ou gabriela.xavier@oestedor.com.br

 

Hospital Quinta D’Or

Novembro Azul: Combate ao Câncer de Próstata

Data e hora: 16 de novembro de 2016, às 10h

Local: Rua Almirante Baltazar,435, São Cristóvão (Auditório do Hospital Quinta D’Or)

Informações e inscrições: (21) 3461-3515 ou marketing@quintador.com.br

 

Hospital Rios D’Or

Novembro Azul: A gente precisa tocar nesse assunto

Data e hora: 19 de novembro de 2016, às 9h

Local: Cepar, Ladeira da Freguesia, 250, Jacarepaguá (Paróquia de Nossa Senhora de Loreto)

Informações e inscrições: (21) 2448-3646 ou marketing@riosdor.com.br

Créditos: Aline Marinho /  Divulgação

 

(Visited 72 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO