As frases da moda’ de Ruth Joffily lançamento 26/09 no Rio

Livro reúne máximas, reflexões argutas e considerações bem-humoradas sobre a arte de se vestir, o lançamento será dia 26/09, na livraria Blooks em Botafogo.

A moda passa, o estilo fica”, nos ensinou a estilista Coco Chanel. “Se a humanidade andasse nua, seria baixíssimo o índice de reprodução humana”, suspeitava o escritor brasileiro Machado de Assis. “Primeiro saiba quem você é. Depois enfeite-se de acordo”, sugeriu o filósofo grego Epicteto, alguns anos depois de Cristo.

A moda, afinal, sempre deu panos para a manga — e assunto para línguas ferinas. Seus desígnios extrapolam, em muito, as passarelas, vitrines e closets, invadindo também o campo simbólico e o imaginário coletivo, onde servem de matéria-prima ao trabalho de pensadores e artistas. Pois ela, “mais do que qualquer outra manifestação humana, aceita os mais diferentes olhares, opiniões, reflexões. (…) Gera unanimidade, mas também gera divergências, contradições”, afirma Ruth Joffily, uma das maiores especialistas brasileiras no tema. Foi por isso que garimpou pensamentos, máximas, breves reflexões filosóficas e, vá lá, algumas piadas que têm como tema a complexa arte de construir aparências, dando origem a este As frases da moda. Antonio K.valo foi incumbido de criar o design da obra, usando sua também vasta experiência no assunto para construir um livro ao mesmo tempo elegante e coloridíssimo — ele próprio um objeto de estilo.

De Oscar Wilde a George Buffon, de Zuzu Angel a Jean Cocteau, As frases da moda apresenta pitacos instigantes, provocações divertidas e considerações engenhosas de personalidades de todos os tempos. Afinal, foi já com a primeira folha de parreira que “surgiu o primeiro problema da moda feminina: onde colocá-la?”, aponta o humorista Leon Eliachar, numa das páginas. Ao deparar-se com esses pensamentos, o leitor terá experiência parecida à de acompanhar o ir e vir das altas estações. Vai constatar que a moda vai muito além das futilidades. Que sim, é possível sempre se surpreender. E vai dar boas risadas enquanto se indaga se é tudo, mesmo, questão de gosto. Ao fim, terá, quem sabe, um livro-fetiche, pronto para alegrar a cabeceira. Uma obra para exibir, e não para guardar.

Os autores

Ruth Joffily é pioneira na publicação de livros sobre moda no Brasil. São de sua autoria as obras História da Camiseta (Hering, 1988); Marília Vals: um trabalho sobre moda (Salamandra, 1989); Jornalismo e produção de moda (Nova Fronteira, 1991); Vista-se como você é (L&PM, 1997); O Brasil tem estilo? (Senac, 2000) e Produção de moda (Senac, 2011). Formou-se bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1977) e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002), com a dissertação “Jornalismo de moda, jornalismo feminino e a obra da Alceu Penna”.

Foi pioneira também na formação dos primeiros cursos de moda em nível universitário no país, tendo participado, com Cândido José Mendes de Almeida, da criação do Núcleo de Moda do Centro Cultural Cândido Mendes (1987), atualmente Design de Moda da UCAM. Na Universidade Veiga de Almeida foi professora de produção de moda (1996-2008) e criou, com a colaboração do Instituto Zuzu Angel, o primeiro MBA de produção de moda/personal stylist do Rio de Janeiro (2002-2008). Participou da reestruturação dos cursos de moda e beleza do Senac Nacional (1994-1995). Entre os anos 1973 e 1995 trabalhou nas revistas Bureau de Style (Gilda Chataignier), Claudia Moda (Ed. Abril), Amiga e Desfile (Bloch Editores). Na revista Manequim (Ed. Abril), como Ruth Tavares, assinou a coluna “Lição de Moda”, respondendo às dúvidas das leitoras. É membro da ABM – Academia Brasileira de Moda. Atualmente colabora com a revista eletrônica VinteeUm Magazine e é editora do blog vistasecomovocee.blogspot.com.br.

Antonio K.valo é designer multidisciplinar. Formado em Comunicação Social e habilitado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté – SP, 2003, atua como designer gráfico e web desde os períodos de faculdade. Em 2004, inicia seu trabalho em moda com criação de sua etiqueta Colocado, com ênfase no trabalho de estamparia localizada. Em 2007, se associa ao estilista Marcelo De Gang, surgindo dessa parceria o Atelier DeGang+K.valo (degangkvalo.com) que desenvolve trabalhos em alfaiataria, alta-costura, adereçamento, design de produtos e produção de moda, além de serem editores da revista virtual VinteeUm Magazine (vinteeummagazine.com.br). É parceiro de Ruth Joffily no livro-blog História da Moda, (historiadamodaearte.blogspot.com.br).

 

Título: As frases da moda

Autor: Ruth Joffily

Páginas: 40

ISBN: 9788559080018

Preço: R$ 19,40

Dimensões: 12x15cm

 

 

Serviço de lançamento:

Data: 26 setembro, segunda-feira

Horário: a partir das 19h

Local: Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro. Tel: 21 – 2559. 8776)

Créditos: Nani Santoro / Assessoria

(Visited 54 times, 1 visits today)

Comentários no Facebook

Anuncie Aqui! Dê Mais Visibilidade ao Seu Negócio CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO